Transporte Público em Medellín

1 de junho de 2016 | Escrito por Filipe Teixeira | Precisa saber, Viva Medellín

Além de ser um lugar onde sempre abre o sol, em Medellín você também tem a vantagem de não dirigir pra nada. O transporte público eficiente faz com que eu nem me lembre mais que sei dirigir e que me esqueça da carteira da habilitação.

Eu e Filipe moramos perto de uma estação de Metroplús. Não, não é um metrô adicional. Lendo assim até parece que é algum tipo de metrô, né? É um ônibus que circula em faixa livre e tem duas linhas (L1 e L2). A primeira sai da Universidad de Medellín (U de M) e vai até Aranjuez. São 12,5 km de extensão. Para ir ao trabalho, tenho que pegar a L1. Um dia, morrendo de sono e lentidão, peguei a L2. Como ambas param na estação Industriales (nela, dá para pegar o metrô), nem me liguei. Fiquei escutando música tranquilamente. Vocês deviam ver minha cara quando o ônibus girou para a outra rua. Minha cara foi: socorro-não-falo-quase-nada-de-espanhol-hoje-não-chego-no-trabalho-vou-ser-demitida.

transporte

Foi um desespero cômico. Perguntei ao motorista com o espanhol arranhado de quem tinha chegado há pouco à cidade, se o ônibus iria para a estação aonde eu pretendia chegar. Ele disse que sim, mas que iria demorar 15 minutos (e eu já estava atrasada). Percebendo meu transtorno (podia ser até nome de transporte isso para quem pega ônibus errado, na verdade, não deixa de ser um), ele me pediu calma e perguntou onde eu trabalhava. Respondi e, como não havia mais ninguém no ônibus, ele queria me deixar perto para que eu não andasse muito. Parecia um pai. Eu me senti iluminada e com o coração quentinho. Nesse dia, só confirmei que aqui todo mundo se cuida e os estrangeiro são amparados.

Fiquei muito emocionada. Medellín me dá uma certa esperança na humanidade. Sei que a cidade tem lá seus problemas, mas eles se tornam pequenos perto de tanta delicadeza por parte das pessoas que eu nem conheço.

Amor declarado, voltemos ao transporte:

42 mil pessoas se beneficiam com esse sistema de transporte. Muito prático e rápido. Em relação à Linha 2 (HELP!), o movimento é menor – 10 mil pessoas a utilizam – e a parte da cidade alimentada por ela é a central.

transporte

As duas linhas passam pela estação Industriales. Lá, é fácil pegar o metrô. O bom do metrô é que ele também para em alguns municípios próximos de Medellín como Bello e Envigado. As estaçãões abrem às 4h30 e ficam disponíveis até às 23h.

Camila, é só comprar a passagem, como é?

Pode comprar a passagem avulsa, a eventual, mas o aconselhável é que você adquira a Cívica. A economia é de uns 300 pesos colombianos, não é muito, mas vale a pena. Basta levar um documento (para os estrangeiros sem cédula de extranjería, pode ser o passaporte) a alguma dessas estações: Niquía, San Antonio, Itagüi ou San Javier. Funciona de segunda a sexta-feira das 6h30 às 20h30 ou nos sábados das 9h30 às 16h30.

Há, também, ônibus que circulam por vários pontos da cidade, inclusive naqueles locais em que o metrô e o metroplús não passam ou só têm uma parada, como é o caso de Poblado e Laureles. Gostaria, de coração, dar toda a rota pra vocês, mas eu sou muito John Travolta perdida e sempre quando pego esses ônibus é certeza que ou vou parar bem antes ou bem depois. Adianto que o valor da passagem é COP 1.900. Se ficar perdido, sem saber o que fazer, é só pegar um táxi para chegar ao destino.

transporte

Por falar neles, há em todo lugar e são MUITO baratos. A corrida mínima é COP 4.600. No taxímetro, quando a corrida é curta, pode aparecer até um valor menor, mas é esse o valor que você terá que pagar. Não é roubalheira, não é taxista querendo ser espertinho, nem nada. Isso é um padrão daqui. O ideal e mais seguro é baixar o aplicativo Easy Taxi para pedir o táxi.

Medellín é uma cidade que dá para se locomover de todos os jeitos. Tudo é muito fácil e acessível. Isso, pra mim, é um dos pontos fortes da cidade, impressionando tanto moradores quanto visitantes.

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.