4 dicas antes de embarcar para Israel

8 de junho de 2016 | Escrito por Lara Viana | Dicas

“E você tem coragem?”. Provavelmente essa será a primeira frase que você vai escutar quando disser que seu próximo destino é Israel. Polêmicas à parte, Israel é um país incrível e, como qualquer outro, vale sim a visita. E para quem quer embarcar nessa aventura – que vai render muitos posts! – hoje eu trago uma checklist básica do que saber antes de embarcar pra essa terra mágica!

1 – Qual a melhor época para ir | Feriados

israel

De julho a agosto é o alto verão – BASTANTE QUENTE! – e de dezembro a fevereiro/março é inverno. Uma época bacana é a primavera (final de março/abril/maio), mas traga sempre algo para frio, pois o clima fica totalmente instável. Sobre setembro, importante lembrar que é o mês em que se comemora a maior parte dos feriados do calendário judaico e tudo fecha por quase dois dias. Então, se você quer turistar ao máximo, escolha outro mês.

Outra coisa importante é que os judeus celebram o sabbath das 18h de sexta até as 18h de sábado, então já na sexta a partir das 15h a maioria das lojas fecham e transportes públicos param totalmente, até mesmo em Tel Aviv. Evite chegar a Israel nesses dias se você vai depender de transporte público para chegar ao hotel. Já quase fiquei presa em Tel Aviv porque perdi o último trem e ônibus para Hod Hasharon na sexta-feira!

Pra saber as linhas de ônibus e trem que saem do Aeroporto, clica aqui!

2 – O que levar e o que saber antes de embarcar

  • Roupas leves, chinelos de dedo, biquíni para as praias incríveis, um look bacana pra curtir a noite em Tel Aviv e um tênis confortável para trekkings e andar bastante! O estilo de se vestir dos israelenses é bem básico e confortável, são adeptos das cores neutras e poucas estampas. Tipo um look meio “pareço cool, mas não me esforcei muito para isso e vesti a primeira roupa”.
  • Não há nenhuma vacina obrigatória para entrar no país. Mas é sempre bom estar com a de febre amarela em dia.
  • Brasileiros não precisam de visto para entrar em Israel. Para outras nacionalidades, basta entrar neste site  e verificar.
  • A tensão é 220v. Para a tomada, traga um adaptador universal, compre um aqui ou traga adaptador tomada 2 pinos, funciona também.
  • A moeda é o Novo Shekel (NIS). Traga dólares ou euros e troque em qualquer casa de câmbio. Outra opção é pesquisar nos grupos de Brasileiros em Israel no Facebook se alguém quer trocar reais por shekels, já tive êxito algumas vezes.
  • A língua oficial é o hebraico (que vale outro post!), mas quase todo mundo fala inglês. Há também muitos russos e franceses no país e os mais jovens falam um pouco de espanhol.

3 – “Você que fez a sua mala?”

israel

O controle de embarque para Israel é super rígido e todos os passageiros, sem exceção, passam por uma entrevista com perguntas como “Por que você quer ir para Israel?”, “Você que fez a sua mala?”. Não minta, não faça brincadeiras e responda apenas o que lhe foi perguntado. Se estiver indo a convite de alguém que mora lá, vale pedir pra pessoa enviar um e-mail com nome dela, endereço, número de ID, telefone e um pequeno texto explicando o convite. O mesmo vale para os comprovantes de reserva de hospedagem. Imprima e mostre ao oficial do embarque caso seja solicitado. Ao desembarcar no aeroporto de Ben Gurion, você também poderá ser entrevistado novamente por algum oficial, é normal (eu fui na primeira vez , na segunda não).

Na volta ao Brasil, esteja no aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência! O controle de saída do país é tão ou mais rigoroso ainda, e se você não se programar talvez perca a chance de dar uma voltinha no Duty Free maravilhoso de Ben Gurion!

4 – “Vou para outros lugares além de Israel, tem problema?”

Se você pretende visitar o Líbano, Síria, Arábia Saudita, Iraque ou Iêmen, não pode entrar nesses países com o carimbo de Israel no passaporte. No aeroporto você recebe um papel de permissão de estadia que deve ser guardado até o final da viagem. Mas já ouvi relatos de pessoas que cruzaram a fronteira a pé para outros países e tiveram seus passaportes carimbados. Uma opção nesse caso é pedir para o funcionário carimbar em um papel à parte. Funciona às vezes, se ele estiver de bom humor.

Deixe um comentário

Escrito por Lara Viana