Endulzada e o Dia do Amor e da Amizade

25 de setembro de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Cultura, Viva Medellín

Fui convidada para participar de um amigo oculto no trabalho assim que cheguei. Fiquei com receio porque não conhecia quase ninguém. Um e-mail foi enviado por minha chefe dizendo que era bom os novatos participarem para se integrarem e conhecerem mais gente. Desafio timidamente aceito. Me explicaram que eu deveria colocar, em uma lista, o que eu gostava e o que eu não gostava em relação a guloseimas. Pessoa que me tirou, esse foi seu dia de sorte, hein? É só passar em qualquer lugar e comprar qualquer chocolate que me satisfaz. Fã dos sabores cítricos, ao experimentar as guloseimas colombianas, fiquei apaixonada por batatas de limão e, lógico, também sugeri.

Na primeira semana, o valor estipulado foi COP 2.000. Segui à risca: comprei um brownie de dois mil pesos colombianos. Em uma sala, havia cinco sacos. Cada uma continha o nome do chefe de cada setor. Embalei, colei uma etiquetinha com o nome do meu amigo oculto e coloquei o doce lá. À tarde, me chamaram e me deram uma sacolinha com várias coisas dentro: kinder ovo, um wafer MARA de coco, um brownie de doce de leite e mais um chocolate. Pensei na hora: o valor estipulado não era COP 2.000? Por que eu dei um brownie só? Onde enfiar a cara? Por que não tinha na descrição “nós presenteamos a mais” ou então “não somos murrinhas”? Quase procurei o e-mail para enviar um pedido de desculpas.

endulzada

No segundo, enviei três chocolates. No terceiro, uma caixinha de cookies com gotas de chocolate maravilhoso e um saco de marshmallow. Se é pra brincar, vou brincar direito. Chega de vergonha. Aliás, mais ou menos. Tinha uma leve impressão de que a pessoa que tirei no amigo oculto não gostava de biscoito. Era verdade, mas só fui constatar isso depois de entregar. Muy esperta. Na parte que é para escrever sobre o que não gosta, tinha lá em letras garrafais: não gosto de nenhum tipo de biscoito. Sintam vergonha por mim, leitores. Eu queria fazer amizade, mas acho que não vai rolar dessa vez.

Em contrapartida, eu ganhei uma CAIXA com batatas de limão. Quando me chamaram, quase caí para trás. Ainda não sei quem me tirou, mas muito obrigada. Farei bom uso nos finais de semana.

Na primeira semana, tinha achado esse amigo oculto muito estranho. Na segunda semana, eu já estava ansiosa para ver o que iria ganhar e o que eu iria presentear. São 3 semanas de endulzada. Na última semana do mês, há a revelação do amigo oculto com um presentinho simbólico de COP 10.000 (veremos, né? O que duvido um pouco, até porque vi que as pessoas daqui gostam de presentear). Essa troca de doces e presentes acontece no mês de setembro, que é o mês dos namorados aqui. Precisamente, no dia 19, celebram o Dia do Amor e Amizade. Ninguém fica de fora.

[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]Justificam a data por ser em setembro e não em fevereiro, que é o dia dos padroeiro dos namorados, São Valentim, porque no início do ano há muitas celebrações no país. O comércio, sempre astuto, pensou que em setembro não havia muita compra, então, colacaram a data para este mês.[/box]

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.