O casamento gay na Nova Zelândia

2 de julho de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Autores convidados

por Thiago Sá, de Invercargill, Nova Zelândia.

Quando eu cheguei à Nova Zelândia no final de 2006, a união civil entre pessoas do mesmo sexo já era legal há um ano. Um dos primeiros países no mundo a oferecer tal direito. Vindo de um Brasil que não parecia estar no caminho para tal, ficava difícil imaginar que no futuro eu teria a chance de me casar com o homem dos meus sonhos. Caso eu o encontrasse.

Mas na “Terra Média” muitas coisas podem acontecer e eu acabei por conhecer um kiwi que ganhou meu coração. O processo para o casamento ou união civil é o mesmo, você vai até o departamento de certidões da prefeitura local e requer uma licença. Paga a taxa e o necessário é que a pessoa que realiza a cerimônia seja registrada para tal e que haja testemunhas presentes para assinar a certidão. A partir daí, podemos fazer a cerimônia onde e do jeito que bem quisermos.

casamento gay

O dia 28 de fevereiro de 2009 foi o nosso dia especial. Nos casamos nos jardins da casa de uma prima do Nathan numa cerimônia simples do jeito que sonhamos, entre as árvores com os pássaros a cantar, lágrimas e sorrisos. Eu e Nathan nos unimos por amor cercados de familiares e amigos. Com uma “bridesman” de cada lado. Não foi estranho, vergonhoso e não enfrentamos preconceito algum. Em nenhum momento nos sentimos menores ou inferiores a ninguém.

Uma grande festa com banda e boa comida foi a celebração perfeita para um dia que nunca esquecerei e que foi possível por eu morar num país que respeita todos os cidadãos sem considerá-los minorias. O casamento entre pessoas do mesmo sexo ou casamento gay veio a ser legalizado na Nova Zelândia em 2013, agregando mais direitos e mais civilidade à comunidade LGBT.

Thiago Sá é chef de cozinha e mora na Nova Zelândia desde 2006. Conheça mais sobre o Thiago aqui.

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.