O casamento gay no Reino Unido

28 de junho de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Autores convidados

por Vini Lucena Tonge, de Tunbridge Wells, Reino Unido.

Casar no Reino Unido foi como viver um conto de fadas. Era um dia ensolarado de verão, todo mundo estava feliz e radiante, houve muitos momentos de alegria e de emoção, e o fato de os noivos serem dois homens não representou nenhuma diferença para ninguém presente.

A parte legal do processo não foi nenhum bicho de sete cabeças. Antes do casamento, deve-se fazer o proclame, que é um processo simples de anunciar (com certa antecedência à data do matrimônio) as intenções dos noivos de estarem unidos perante a lei. Depois disso, só precisamos comprar as alianças e organizar a festa – que foi bem simples e aconchegante, para a família e alguns amigos.

O casamento gay foi legalizado no Reino Unido em março de 2014, e o nosso casamento foi em julho do mesmo ano. Ainda que nós não tivéssemos precisado fazer nenhum esforço extraordinário para conseguirmos ser marido e marido, no meu coração fica a clara obrigação de honrar esta instituição por toda a minha vida, pois o casamento gay, ainda que para nós tenha sido oferecido em uma bandeja, foi um direito pelo qual muita gente no nosso passado lutou para se tornar realidade. Não é apenas a união de duas pessoas que se amam, cada casal de gays ou lésbicas que se unem perante a lei é uma vitória para toda uma comunidade e uma promessa de um futuro com mais união, mais tolerância e mais amor. Entre março e julho de 2014, houve cerca de dois mil casamentos gays no Reino Unido, e me dá muito orgulho de saber que nós fazemos parte deste número.

Foi um casamento lindo, com as damas de honra vestidas de branco e levando ramos de penas de pavão nas mãos, assim como nós usávamos em nossas lapelas. Escolhemos o pavão por sua beleza e exuberância – que só se vê nos machos como forma de atrair as fêmeas – como uma forma de expressar que também é possível tal atração vir de um casal do mesmo sexo, e que isso também é natural.

casamento gay

O casamento gay é uma realidade desde 2014 no Reino Unido, foi legalizado também na Irlanda em maio deste ano – além de ser algo bem mais comum em alguns países da Europa – e esta semana também virou realidade em todo o território nacional dos Estados Unidos. Eu lembro quando vi a bandeira do arco-íris hasteada na fachada da prefeitura de Hamburgo durante a semana do orgulho gay de 2013, a sensação de morar em um país onde a sua sexualidade não representa nenhum tabu para a sociedade é maravilhosa, e tenho fé que no Brasil isso um dia também acontecerá.

Vini Lucena é formado em Letras pela UPE e em Artes Plásticas pela UFPE. Já morou na Colômbia, em Malta, na Alemanha e hoje vive no Reino Unido. Se quiser saber mais sobre o Vini, clique aqui.

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.