Dia das mães – Inspire, expire, respire e relaxe

11 de maio de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Autores convidados

por Caroline d’Essen, de Berlim, Alemanha.

Inspire.

Vai ser provavelmente o trabalho mais difícil que você já encarou. Você sentirá exaustão de uma maneira que ainda lhe é desconhecida. Você vai descobrir que o tal instinto materno não é algo absolutamente inerente e instantâneo. Você vai ter dúvidas. Vai ficar com medo. Vai achar que não é capaz. Vai desejar, com a maior culpa do mundo, ter sua vida de antes de volta. Vai chorar com seu bebê quando não conseguir acalmá-lo. Você vai se sentir quase criminosa por não estar explodindo de felicidade por se tornar mãe. Afinal, depois da epopeia de um parto, das primeiras semanas de noites mal dormidas, de bicos de seios rachados, vai ser difícil ter energia para qualquer coisa.

Expire.

Você se sentirá uma verdadeira heroína e se orgulhará dos seus superpoderes. O instinto materno vai finalmente aparecer, assim que você e seu bebê tiverem se conhecido melhor, o que pode durar dias, semanas ou meses. Você vai se adaptar e de repente não vai querer trocar a vida que tem pela antiga por nada desse mundo. Vai saber melhor do que ninguém como acalmar seu bebê. Você continuará se sentindo culpada por diferentes motivos: vai aprender com os erros e acertos de uma mãe de primeira viagem. Vai explodir de felicidade no momento em que seu bebê te olhar nos olhos e sorrir. Aí, então, saberá que é um caminho sem volta, que vocês estarão incondicionalmente ligados pro resto da vida.

Respire.

Você vai entender sua mãe de uma outra maneira. Vai sentir uma gratidão imensa pelas noites em branco que ela passou para te acalmar. Você vai compreender coisas sobre ela que só poderia compreender depois de se tornar mãe. Você se projetará no futuro e verá seu bebê crescido, passando pela adolescência, pela juventude, escolhendo seus próprios caminhos, se afastando de você. Esse mesmo bebê que te vê como seu porto seguro. E vai doer como se fosse agora. Você vai se sentir conectada a todas as outras mães do mundo. Vai entender suas dores e alegrias e vai respeitar cada mulher que encontrar no seu caminho pela mãe que é ou que será, sabendo que independentemente de se estar na Alemanha, no Brasil, no Japão, todas vocês dividem os sabores e dissabores de ser mãe.

Relaxe.

Esta será sua maior e mais deliciosa aventura. Aproveite. Te vejo no Futuro! E feliz dia das mães.

Carol, maio de 2065.

Clique aqui para ouvir a entrevista que a Carol nos deu sobre a final da Copa do Mundo de 2014, em que a Alemanha sagrou-se campeã.

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.