7 dicas para utilizar o AirBnb

10 de março de 2015 | Escrito por Danielle Coimbra | Dicas

Que tal ficar hospedado em um local aconchegante e, ao mesmo tempo, informal, com aquele clima de “casa da gente”? Essa é a proposta do AirBnb, um portal que faz reservas para todo tipo de acomodação, seja uma casa ou apartamento inteiros, somente um quarto e, até mesmo, uma cama. É como se fosse um Couchsurfing, só que pago. E por um valor que, na maioria das vezes, sai muito mais em conta do que hotéis e hostels!

Como funciona

Os proprietários anunciam suas dependências na plataforma, com fotos, localização e algumas regras sobre a locação. Toda a comunicação e negociação é feita diretamente entre você e o responsável pela acomodação em questão, por meio de um sistema de chat dentro do AirBnb.

A busca por imóveis e/ou quartos é gratuita e não exige cadastro no site, mas, caso você queira fazer uma reserva, ou iniciar um bate-papo com o proprietário, é necessário criar uma conta, que também é gratuita.

Aí você me pergunta: “mas e o medo de reservar e, quando chegar lá na hora, o imóvel não existir?”. Pois é, tive a oportunidade de utilizar o serviço por duas vezes, sendo uma no Brasil, em São Paulo, e outra em Amsterdã, na Holanda, e, em ambos os casos, tomei algumas precauções durante o processo de busca pelo espaço e negociação.

airbnb1. Fique tranquilo, o site é seguro

O serviço prestado pela plataforma é confiável e, caso haja algum problema com o proprietário, o AirBnb devolve o seu dinheiro. O pagamento é feito por meio de cartão de crédito, diretamente pelo sistema AirBnb, e a quantia só é depositada na conta do host após o seu check-in.

2. Faça uma busca sobre a acomodação em que você está de olho

Utilize o título do anúncio na busca do Google, por exemplo, e faça uma pesquisa por fóruns ou blogs que tenham relatos de como foi a experiência com a propriedade. O Trip Advisor, por ser um site colaborativo, normalmente traz referências das hospedagens do AirBnb.

3. Esclareça suas dúvidas

Ao encontrar uma acomodação que te interesse, faça todas as perguntas possíveis ao responsável pelo anúncio. As regras da casa não devem passar batido, uma vez que mal entendidos podem custar multas. Peça para ter acesso ao regulamento antes de fechar a negociação, pois, caso algo do contrato não o agrade, você ainda terá tempo de desistir e continuar a sua busca.

Ao chegarmos à propriedade que alugamos em Amsterdã, recebemos uma lista de regras de conduta. Além de existir uma lei do silêncio após as 22h, outra regra proibia o fumo dentro da casa. Em um grupo de 20 pessoas, foi impossível mantermos qualquer silêncio dentro ou no jardim da casa. Resultado: uma multa de 100 euros e a porta que dava para a varanda foi interditada na primeira noite, impedindo nosso acesso ao jardim.

4. Dê prioridade ao check-in durante o dia

Faça o possível para não chegar à cidade no período da noite, pois isso pode dificultar o acesso aos meios de transporte e a comunicação com o proprietário da casa. A dica vale, sobretudo, para aqueles que forem viajar sozinhos, principalmente as mulheres. Tenha, ainda, uma segunda opção de hospedagem anotada na agenda.

5. Faça amizades

airbnb

Se você escolher um tipo de acomodação que inclui somente um quarto ou cama, provavelmente o proprietário da casa permanecerá lá durante a sua estadia. Aproveite esse momento para fazer amizade, conhecer sobre a cidade e a cultura. Seja gentil com seu host e ajude, por exemplo, a lavar a louça.

6. Avalie o host

Dê continuidade à rede de colaborações e avalie a experiência com aquele host.

7. Anuncie a sua casa e ganhe um dinheiro extra

Caso você tenha disponibilidade, faça você também o anúncio para alugar um quarto, cama ou até mesmo toda a sua casa! Receba gente do mundo todo e tenha uma vida cultural vibrante no seu cantinho.

Deixe um comentário

Escrito por Danielle Coimbra

Tem um caso de amor com a procrastinação.