7 dicas de turismo em Dubai

27 de março de 2015 | Escrito por Rafael Feltrin | Diário de viagem

Meio Dramin para relaxar; uma breve oração; “E não nos deixeis cair em tent…”. Tarde demais; eu já havia caído nas tentações de Dubai, antes mesmo de aterrissar. Culpa daquele astuto brandy da Emirates que me seduziu durante quase 15 horas de voo. A seguir você confere 7 das essenciais e infinitas opções de turismo em Dubai. Ou o que me restou daquelas impressões e perfeições, num dos lugares mais sensacionais onde já pisei:

1. Burj Khalifa

turismo em dubai

Pra começo de conversa, Dubai tem a Burj Khalifa – o edifício mais alto do mundo; entre, ouça a explicação do guia sobre a história do edifício e em seguida tome o elevador mais rápido do mundo. Espere, leva apenas alguns segundos para o topo. Não é para os fracos de coração, mas vale a pena, pois a recompensa da vista é daquelas que entram na nossa mente. Para os fotógrafos apaixonados (ou um pseudofotógrafo que se atreve a tentar boas fotos como eu), até levar um tripé para filmar alguns pontos da vista em direção à praia compensa. Demais. Obviamente que é necessária uma reserva antecipada dos bilhetes, para o ver o pôr-do-sol naquele topo, que é autoexplicativo.

2. Canal de Dubai (Creek)

turismo em dubai

Depois de edifício mais alto do mundo, o contraste de um lugar simples no canal de Dubai. O canal do mar (Creek, como é chamado) é uma das áreas mais antigas e belas de lá. Cá entre nós, nada se compara à sensação de navegar em um dos “Abras” (aqueles barquinhos de madeira, Veneza style) no mar do Oriente Médio, por apenas um dirham (não converterás, mas são menos de 90 centavos) ao pôr-do-sol, ao som do call to prayer que o islamismo faz nas suas chamadas de oração para Allah, pelos minaretes das mesquitas. Um momento sugestivo para fechar os olhos e sentir aquilo – afinal, por que não se imaginar na década de 1960, quando a cidade ainda surgia pelos Emirados? No outro braço do canal é onde se encontram os aromas e as especiarias de Dubai. É um ótimo lugar para comprar uns “poucos” quilos de incenso também. Para não levar peso na consciência, desfrute de um passeio em torno da bela área de Deira, com suas ruelas peculiares e gatos magrelos pelas ruas, no estilo mais “old school” e tradicionalmente árabe.

3. Burj Al Arab

O Burj se autodenomina “único hotel 7 estrelas do mundo” e, concordando eu ou não, certamente é um dos edifícios mais emblemáticos de Dubai. Subindo a uma altura de 321 metros, o Burj é projetado para se parecer com uma vela ao vento. Há vários pontos de vista a partir dos quais rende uma bela sessão de fotos, mas um dos melhores é da praia pública ao lado dele. É uma das estruturas mais fotografadas do mundo, mas como é muito caro para a média dos visitantes se hospedar no Burj, segue uma pequena e valiosa dica: peça uma bebida no Dhow ou em algum hotel em frente, com acesso livre ao restaurante, sente-se no terraço e relaxe, para uma visão ainda melhor. Mas não conte a ninguém que você tem a visão mais espetacular do mundo olhando de lá.

4. Parques ao ar livre

turismo em dubai

Com certeza, parques não são as primeiras coisas em que pensamos quando falamos de Dubai. Mas se em Dubai existe o mais alto, o mais profundo, o tudo mais caro… Bem, os parques não fogem à regra. A cidade possui diversas das mais belas e tranquilas áreas verdes. Com uma uma taxa de 5 dhs, você tem um “Ibirapuera das Arábias” (créditos para São Paulo), com a sutil diferença de encontrar Filipinos, paquistaneses, indianos, árabes, europeus, asiáticos, africanos e todo ser humano que estiver em paz consigo desfrutando do lugar. Casais, famílias e aquele clichê da felicidade, além de carteiras e celulares deixados na grama, sem o menor receio de furto. Sim, é uma das terapias de Dubai.

5 – Ski Dubai (Mall of the Emirates)

turismo em dubai

Aqui a coisa vira do avesso: uma enorme pista de esqui, em pleno deserto a mais de 40 graus diários, situada no “Mall of the Emirates”, perto do Burj Al Arab. Um tanto paradoxal e surpreendente. Há ainda um café-bar no meio da pista de esqui no estilo dos alpes, pra um breve chill out, enquanto todo mundo está esquiando (na neve… do deserto).

6 – Ravi

Aqui é onde estão os fãs mais ardorosos de curry. Um dos restaurantes mais lotados de Dubai, com os clientes de todo o mundo. Não há toalhas brancas de mesa, nem carta de vinhos, nem garçons esnobes, somente uma bela dose de honestidade na culinária e funcionários simpáticos, onde os meus pratos árabes favoritos fazem jus à casa: carne de carneiro, kebab de carneiro e pão fresco, macio e quente. Uma família inteira pode comer aqui por menos de 100 dhs. O Ravi foi reformado recentemente, com a adição de uma área “família”, mas eu ainda sou desses que preferiu se sentar na parte externa ou na área principal, pra absorver mais ainda aquela atmosfera. (Endereço do Ravi: Khamees Bldg. Al Satwa Road, Dubai, U.A.E).

7 – As fontes de Dubai

turismo em dubai

Uma das atrações mais sensacionais da cidade é grátis. Se você já esteve em Vegas, já conheceu as fontes do Belaggio. Mas acredite: em Dubai elas são maiores, mais extensas e, na minha humilde opinião, conseguem realizar o feito de serem mais bonitas também. E sou suspeito para cogitar sobre elas à noite, com um show de luzes. As fontes estão situadas na base do Burj Khalifa e do Dubai Mall (maior shopping center do mundo.) Além de contar com vários (e caros) restaurantes ao lado – uma boa idéia para quem estiver com grana (na verdade, muita grana) é jantar em algum deles, para ver as fontes em toda a sua glória, no horário de pico das apresentações. A dica é: “The Mango Tree”, restaurante onde você tem a melhor visão do espetáculo, e Rivington Grill, que também é um ótimo local e menos caro. O show acontece todos os dias de meia em meia hora, com início as 18h. De domingo a quarta, a última apresentação ocorre às 22h; de quinta a sábado, o último show acontece às 23h e o repertório musical durante o espetácul inclui, desde top-sellers do mundo árabe, até a peça do tenor italiano Andrea Bocelli: “Con te partiro”. Juro que tentei não ser tendencioso. Mas se referindo a Dubai, se torna um pouco difícil não “puxar a sardinha” pra tanta beleza num lugar só.

Deixe um comentário

Escrito por Rafael Feltrin

Tenta ser legal, mas roubava Tazos na 5ª série.