Voluntariado

24 de maio de 2014 | Escrito por Filipe Teixeira | Dicas

Uma opção para quem deseja viver uma experiência internacional é o trabalho voluntário. Há diversas instituições que promovem programas desse tipo em várias áreas de atuação – desde agricultura sustentável até educação de surdos – nos cinco continentes. E O Nome Disso É Mundo reúne neste post uma lista de sites de organizações que promovem o voluntariado em todo o mundo. Confira abaixo.

1. Cross-Cultural Solutions

Fundada em 1995, a Cross-Cultural Solutions atua em 10 países e oferece vários programas de voluntariado. As áreas de atuação envolvem cuidados com o idoso, educação de crianças, apoio a deficientes físicos e a portadores de HIV/AIDS etc. Os programas têm duração de 1 a 12 semanas e são direcionados a diferentes grupos de pessoas, como para quem está cursando o Ensino Médio (de 15 a 17 anos), famílias, universitários, entre outros. Há também uma opção de programa de um ano. No tempo livre, a instituição oferece atividades culturais.

2. Global Volunteers

A Global Volunteers promove oportunidades de voluntariado desde 1984 e se concentra em três tipos de projetos: pôr em prática os 12 serviços essenciais estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas); ensinar inglês; desenvolver comunidades rurais, reservas indígenas e cidades mineradoras nos EUA. A organização atua nos cinco continentes e abrange vários tipos de voluntários, desde estudantes a idosos.

3. World Endeavors

O programa de voluntariado da World Endeavors oferece oportunidades de imersão cultural que variam entre 1 semana e 3 meses em países da África, Ásia e América Latina. Dependendo do país, os voluntários podem se hospedar em alojamentos específicos ou em casas de famílias locais. Os programas são disponibilizados para estudantes, graduados, profissionais, famílias, casais e aposentados.

4. Global Vision International (GVI)

A Global Vision International (GVI), fundada em 1997, oferece mais de 150 programas de voluntariado em 25 países. A duração varia entre 1 semana e 1 ano e podem participar tanto indivíduos quanto grupos. As atividades dividem-se em 8 categorias: ensino, esporte, vida selvagem e conservação do meio ambiente, cuidado de crianças, construção, conservação marinha, cuidado de animais e cuidados com a saúde.

5. United Nations Volunteers

O programa de voluntariado da Organização das Nações Unidas concentra-se na assistência ao desenvolvimento e em operações humanitárias e de manutenção da paz. Há oportunidades para várias áreas de atuação profissional, mas algumas têm mais demanda que outras, como saúde, suporte técnico e direito. O voluntário pode optar por um programa de curta duração – até 3 meses – ou os tradicionais programas de 1 ano.

Além dessas instituições, há outras cujo foco é mais específico:

– World Wide Oportunities on Organic Farms: fazendas orgânicas;

– Turtle Island Restoration Network: preservação dos oceanos e da vida marinha;

– Conservation Volunteers: preservação do meio ambiente.

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.