ONDE Política #005 – Separatismos espanhóis

14 de junho de 2018 | Escrito por Heitor Loureiro | ONDE Política, Podcasts

No dia 2 de junho, Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol assumiu o cargo de primeiro-ministro da Espanha, substituindo Mariando Rajoy, do Partido Popular, chefe de governo desde 2011. Dentre as várias crises que Rajoy enfrentou, nenhuma foi tão forte quanto o processo de separação da Catalunha, que atraiu a atenção do mundo pela repressão violenta das forças espanholas e a intervenção de Madri naquela comunidade autônoma.

Outro adversário de longa data do governo madrilenho é o movimento separatista basco, cujo grupo ETA (Euskadi Ta Askatasuna, ou Pátria Basca e Liberdade) é o maior símbolo. Criado nos finais dos anos 1950, este grupo que teve importante papel na luta contra a ditadura de Franco anunciou no último mês de maio o fim de suas atividades. Para entender o que isso significa e as relações existentes entre os processos separatistas de País Basco e Catalunha, conversamos com o jornalista Raphael Tsavkko Garcia, cuja tese de doutorado investiga o nacionalismo basco.

Apresentação e entrevista: Heitor Loureiro

Convidado: Raphael Tsavkko Garcia

Edição: Kaio Anderson

Arte da vitrine: Brão Barbosa e Mateus Teixeira

Feed: http://onomedissoemundo.com/feed/podcast/

Streaming: Spotify

— Booking —

Reserve seu hotel pelo Booking.com.

— Links —

Você pode entrar em contato com a gente pelo FacebookInstagram e Twitter. Para não perder nenhum episódio, assine o podcast no iTunes, no seu agregador de podcast preferido ou no Spotify. Para apoiar o ONDEM, acesse apoia.se/ondem e contribua com nosso projeto.

Deixe um comentário

Escrito por Heitor Loureiro