Como alugar apartamento em Medellín

21 de fevereiro de 2016 | Escrito por Filipe Teixeira | Precisa saber, Viva Medellín

Tenha sorte.

Como assim, Camila? Só isso?

Para nós, foi o que aconteceu quando tentamos alugar apartamento aqui.

Depois de procurar vários apartamentos cheios de exigências como fiador e pagamentos antecipados por sermos estrangeiros, eu já estava quase beirando a incredulidade. Eis que surge Manuel apaixonado. Ele é um amigo que o Filipe conheceu em 2012. Enquanto não tínhamos apartamento ainda, alugamos um quarto no apartamento dele em Belén Los Alpes. Ele acompanhou nossa angústia de perto, embora quase não ficasse em casa no final de semana, pois ia para a casa da namorada. Depois, esse tempo se estendeu para alguns dias da semana, até que ele nos chamou para conversar. Ele disse que iria morar com a namorada e que podíamos ficar com o apartamento, sem fiador, sem nada. Manuel conhece o senhor que aluga e disse que já estava conversado. Desde então, estamos com moradia em Belén e o melhor: sem dor de cabeça.

Camila, e depois? Vocês jogaram na mega?

Não, leitor. Metade da sorte da vida foi aí. Sei que tenho que esperar um tempo para ter outra sorte dessas.

alugar apartamento

Caso você seja mais pragmático e queira deixar de lado o patuá, Viva Medellín facilita. Fui a duas imobiliárias, que me passaram a mesma informação: inquilino estrangeiro tem que pagar o aluguel antecipado dos meses que irá permanecer na residência alugada. Esse valor é pago a uma seguradora terceirizada.

Mas também existem outras formas.

Uma queridinha dos estrangeiros em Medellín é a imobiliária Monopolio. Os apartamentos são mobiliados, também se paga adiantado o tempo que irá ficar, além de um depósito de segurança, para o caso de haver danos, e uma pequena taxa de limpeza. O bom desse lugar é que eles estão acostumados a lidar com a papelada de estrangeiros e é tudo mobiliado. Além de ser bem mais econômico, é prático morar em algum lugar que já esteja montado.

Mas, Camila, eu não tenho essa grana toda!

Então senta que lá vem burocracia. Você vai precisar de dois fiadores, e um deles precisa ser proprietário de um imóvel. Você também precisa ter uma renda igual ou superior a duas vezes o valor do aluguel. Se você trabalha aqui, basta apresentar um documento emitido pela empresa com suas informações salariais. Se não, você precisa apresentar seu extrato bancário dos últimos seis meses. Nas imobiliárias onde buscamos informações, ninguém soube dizer se o extrato bancário poderia ser de um banco brasileiro, portanto é bom ter conta em um banco daqui. Tendo isso arranjado, você preenche uma papelada e seu cadastro vai para análise.

Depois desse post, acho que mereço um cafezinho na casa nova, hein? 🙂

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.