Os bairros de Medellín

24 de fevereiro de 2016 | Escrito por Filipe Teixeira | Precisa saber, Viva Medellín

Medellín, além de ser uma cidade muito arborizada, tenta ser uma cidade muito justa. Ela é dividida por estratos. Cada bairro está dentro de um. Quanto mais elevado o preço do metro quadrado, maior é a renda da família e, por isso, os serviços comunitários como luz e água são mais caros nesses lugares. Não sei vocês, mas acho isso de uma civilidade incrível. No Brasil, ficava horrorizada quando ouvia pessoas que ganhavam pouco e que tinham que pagar caro pelos serviços básicos. Além do mais, em vários museus interessantes da cidade, quem é de estrato 1 e 2 (os mais baixos. Em alguns, até o estrato 3) basta mostrar algum comprovante de que mora em algum bairro desses estratos que entra de graça. Como não amar, me diz?

Há quem diga que essas diferenças econômicas geram certo preconceito e faz com que a cidade seja delimitada por renda. Respeito a opinião, mas discordo. Considero justo.

bairros de medellín

Isso tudo para responder a você, querido leitor, que vem morar aqui e me pergunta sobre os bairros de Medellín e qual lugar é melhor para viver. Depende de várias coisas. A Comuna 13, a de San Javier, por exemplo, eu acho super-arrumadinho, tem até escada elétrica para não cansar as pernas na ladeira, tem transporte público e paga-se pouco por água e luz. Por outro lado, já foi considerada uma das áreas mais perigosas da cidade e é longe do centro.

Há também o bairro do Poblado (dizem que Wagner Moura quando estava gravando a série Narcos ficou por lá), que é conhecido como o melhor pra viver porque é lá onde você encontra vários restaurantes renomados, é arborizado e cheio de edifícios comerciais. O serviço de luz e água, como vocês já devem imaginar, é caro. No entanto, não moraria lá porque Filipe e eu não temos carro e, apesar de Medellín possuir um transporte público mara, lá é fraco. A maioria do pessoal que mora no Poblado tem carro.

bairros de medellín 

O bairro de Laureles é o meu predileto: bem arborizado, restaurantes legais e não é tão badalado quanto Poblado. Tinha tudo pra ser perfeito, mas como nem tudo é Oscar para Leonardo Di Caprio, o transporte é fraco. Não tem linha de metrô nem de metroplus. Claro que existem ônibus e paradas perto, mas não tem uma própria. Ou seja, tem que ter carro ou tem que andar de taxi. Ok, taxi aqui é muito barato, mas eu não gosto de ter só uma opção. Por mais que seja barato, gosto de saber que há possibilidade de usar transporte público, gosto de ter opção de mobilidade mais barata ainda. Sou dessas.

O local que escolhemos para morar é Belén. É arborizado, tem metroplús em vários lugares, grandes supermercados, uns botequinhos pra descontrair na sexta-feira… Para quem não tem carro, é uma maravilha. Eu não troco.

bairros de medellín

Para quem procura algum lugar parecido com Belén, há os bairros Velódromo e Estadio. Me falaram que quando há jogo do Atlético Nacional de Medellín, é difícil sair, mas nada impossível. Também é central, arborizado e possui um bom transporte público.

Pois bem. Todo mundo familiarizado com alguns bairros, vamos para a próxima pergunta que recebo bastante: alugar apartamento. Como fazer?

… no próximo post!

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.