Mais 9 dicas sobre a Tailândia

9 de novembro de 2015 | Escrito por Rafael Feltrin | Dicas

Continuando o que comecei na semana passada, você agora confere mais 9 dicas sobre a Tailândia.

10. Visitando um templo

Preste atenção para ver se os visitantes tiraram os sapatos. Se sim, obviamente, siga o exemplo.

11. Evite “casas” de massagem

Fuja de lugares com slogans no estilo “meninas bonitas”, “meninas felizes”, ou apenas qualquer frase do tipo, a menos que você esteja à procura de um bordel, é claro.

12. Coma na rua

Hotéis ou hostels que oferecem café da manhã de cortesia são válidos, mas não cometa o erro que cometi na primeira vez, desperdiçando dinheiro em um pacote de hospedagem com as três refeições inclusas. Em Bangkok, há muitos outros – e ótimos – lugares absurdamente baratos para comer, e não vale a pena ocupar espaço no estômago apenas com as refeições do hotel. A consequência do erro não foi muito favorável, já que a minha fome incessante pedia panquecas de Nutella por 1 dólar.

13. Mostre respeito pelos costumes tailandeses

Cumprimente as pessoas com o “Wai”, um dos gestos de saudação mais tradicionais do país, colocando as palmas das mãos juntas, próximas ao peito e curvando a cabeça.

14. Negocie

dicas sobre a tailândia

Não há problema em negociar os preços com os motoristas do Tuk-Tuks. Mas desconfie se eles tentarem convencê-lo a ir para qualquer lugar que não seja o seu destino – principalmente os de joias ou lojas de moda com “vendas especiais” – os bens são falsos, o que ocasiona, na maioria das vezes, uma cena tipica de “arrastão” da polícia, que não é nada agradável. E o motorista ganha comissão para levá-lo até lá. Nada contra, mas sim, também existe o “jeitinho tailandês”.

15. Coma o Pad Thai original

Não espere que o Pad Thai (típico macarrão tailandês) seja igual ao que você talvez já provou no Brasil. Por lá, ele faz jus aos adjetivos de delicioso e incrível – além de ser o mais tradicional possível – e definitivamente não é como a nossa versão.

16. A comida vem aos poucos

Como um gordo apaixonado pela cozinha, eu sempre fazia o pedido de vários pratos no jantar, mas estranhei até entender que todos eles não saem ao mesmo tempo; a idéia do menu entregue de uma só vez – ao melhor estilo cozinha do inferno – é um conceito muito ocidentalizado. Na Tailândia, a comida chega à mesa quando está pronta, simples assim. Mas, amenizando a frustração de pobres amantes do excesso gastronômico (como eu), o fato de que você pode ter um jantar de quatro ou cinco pratos por apenas alguns dólares é um bom consolo, pois sempre valia a pena degustá-los, mesmo que em doses homeopáticas.

17. Não toque na cabeça das pessoas

Na verdade não teria muito sentido fazer isso em qualquer país que tenha uma cultura praticamente oposta à nossa – mas, de qualquer forma, a cabeça é considerada sagrada na Tailândia, e o que é sagrado não deve ser tocado. E também não não aponte os pés para os outros. Isso era um tanto impossível nos meus trajetos do metrô, mas se você está sentado em frente alguém ou conversando, o ideal seria apontar os pés para a diagonal ou algum dos lados, para evitar ser desrespeitoso.

18. O apressado come… bactérias

Não coma logo de cara as belas esculturas dos rabanetes, tomates ou pepinos das feirinhas. Se as pessoas que os esculpiram usaram as mãos, eles provavelmente estarão coberto de bactérias. Ou tome coragem and “feel Thailand as much as you can”, literalmente.

Boas ou ruins, as coisas na Tailândia funcionam de um jeito especialmente único e, claro, rendem experiências mais únicas ainda, daquelas que nos deixam com vontade de contá-las por muito tempo.

Deixe um comentário

Escrito por Rafael Feltrin

Tenta ser legal, mas roubava Tazos na 5ª série.