Domingo tranquilo em Medellín

30 de novembro de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Diário, Viva Medellín

Todos nós sabemos que domingo é um dia para não fazer nada e se preparar psicologicamente para a semana que se iniciará. Porém, há pouco tempo, decidimos mudar isso e procurar preencher nosso domingo com algo mais útil do que simplesmente esperar a segunda-feira.

É dia de feira

Ir à feira dos campesinos, que fica no bairro El Poblado, tornou-se um dos nossos passatemos favoritos. Ao chegar lá, eu já tomo um maracuyazo, afinal, falou em maracujá e limão, é comigo mesmo. Quando descobri que aqui na Colômbia havia um suco com todas as sementinhas deliciosas do maracujá e a acidez apaixonante do limão, foi oficial: me descobri no país. Quando a moça que vendeu, me perguntou se eu queria com sal, e a vontade foi de chorar de emoção. Essa preferência dos colombianos por sabores cítricos me faz querer experimentar absolutamente tudo!

Filipe sempre pede uma tortinha caprese – queijo, manjericão e tomate -, que é bem gostosa também. Nós andamos um pouco pela feira – da qual inclusive já conhecemos alguns feirantes – e ao irmos à barraquinha de uma senhora que vende um delicioso molho pesto, ela nos pergunta se estamos lá para comprar a dose semanal. Acertou na mosca, señora!

Outra coisa que descobrimos por lá foram as arepas artesanais. A minha favorita é qualquer uma (como vocês devem imaginar), mas a de mandioca com queijo é absolutamente divina. Paramos depois no supermercado, compramos algumas coisas para a semana e vamos para casa assistir a algum filme, almoçar e descansar um pouco para começar a semana bem.

domingo

Las “bicis”

Além de adorarmos ir à feira, descobrimos recentemente outro lazer: a bicicleta. Aqui, há uma aveniaa que fecha por algumas horas no domingo e se torna exclusiva para atletas. Eu tenho pavor de quebra-molas, bueiros e ruas sinuosas quando eu estou de bicicleta, afinal desviar das pessoas e desses pequenos desafios é demais pra mim, mas a avenida é uma reta bem relaxante (para quem for de Brasília, é a mesma ideia do “eixão” aos domingos).

Para os momentos de pausas, há barraquinhas com melancia e abacaxi. Bom para dar aquela parada antes de prosseguir. No último domingo, caminhamos até encontrar algum local onde pudéssemos alugar bicicleta. Infelizmente todas estavam alugadas, mas foi bom porque andamos pela rua e exploramos mais o lugar. Paramos em uma das barraquinhas do Inder, a instituição que organiza o evento, e um funcionário nos disse que ano que vem as pessoas que se cadastrarem em um programa do governo poderão alugar bicicletas para passearem aos domingos. Legal, né? Tínhamos planejado comprar nossas próprias, mas depois de saber disso, acho que vamos continuar alugando – até porque temos somente o final de semana livre para pedalar.

domingo

Queria muito ser essas pessoas destemidas que se locomovem para o trabalho ou qualquer outro lugar de bicicleta. Confesso que meu receio se potencializa porque adoro ouvir música ou podcast a caminho do trabalho, e pedalar com os fones nos ouvidos fica difícil. Às vezes a música ou o episódio do podcast são interessantes que começo a me envolver ao ponto de não prestar atenção a mais nada ao redor. Para poupar a saúde colombiana com os gastos de uma gringa, prefiro me locomover com outros meios de transporte mais seguros para as pessoas aéreas.

O ciclismo aqui na Colômbia é muito forte. O governo investe, e a população, de um modo geral, gosta bastante. Ao virem para cá, não deixem de experimentar as “bicis”, como dizem por aqui, e se divertir um pouco aos domingos. Se vierem para morar ou ficar um tempo maior (e não tem problema com fones de ouvidos), aconselho a se inscreverem na enCicla: precisa só de uma conta com o endereço em que vive, seus documentos (para quem ainda não tem a cédula de extranjería, pode ser passaporte também), fazer o upload das cópias desses documentos na própria página do enCicla na internet e pronto! Depois é só buscar a carteirinha na estação do metroplus La Palma. Aqui o trâmite de quase tudo é pela internet e eu adoro. Fácil, né? É isso, pessoal! Bom domingo a todos!

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.