Planetário de Medellín – O universo de um jeito divertido

21 de agosto de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Lugares, Viva Medellín

Aqui na Colômbia, o domingo foi tranquilo e várias pessoas estavam super animadas. Afinal, seria feriado na segunda-feira para uma grande maioria. Mas, como diz minha mãe, eu não sou todo mundo e tinha trabalho no dia seguinte.

Quando eu era criança, eu queria ser jornalista ou astronauta. Tudo a ver, né? Sempre fui fascinada pelo Espaço com seus mistérios e beleza. Na infância, eu vi a Lua com um telescópio. Senti medo misturado com fascínio e esse sentimento louco fez com que eu procure até hoje fotos do espaço e fique maravilhada. Minha curiosidade é contemplativa: se me perguntarem sobre Marte, Vênus ou até mesmo qual é a ordem dos planetas no Sistema Solar, eu provavelmente não saberei manter o diálogo por muito tempo.

planetário

O Planetário de Brasília foi o único que eu tinha ido desde então. Olha que tem tempo, viu? Fui com a escola e depois fomos com a professora ao Truc’s. Para quem não é de Brasília, essa lanchonete fez parte da infância de muitos brasilienses. Sanduíche com gostinho de feito em casa. Era parada obrigatória.

Lembro que só fomos assistir a um vídeo que era passado naquele teto esférico. Aquele dia foi muito marcante, tanto pelo sanduíche quanto pelo passeio. Todo mundo fala sobre Bela Gil, mas minha mãe sempre foi adepta da comida extremamente saudável. Passeio com a escola era uma alegria dupla. (Desculpa, mãe!)

Depois de vários anos, visito o segundo planetário. É injusto comparar porque no de Brasília fui quando era chiquita e, cá entre nós, não me lembro de quase nada – só que adorei. Como era domingo, aproveitamos para acordar tarde, mas chegamos a tempo para a sessão que haveria às 18h.

planetário

Mas antes da sessão, visitamos os outros andares do Planetário, cheio de equipamentos que explicam de uma forma divertida e interativa várias coisas sobre o universo. Primeiro, vimos as fases da Lua: há uma luz que faz o papel do Sol e, em uma superfície de vidro, simula a Lunação (o ciclo de todas as fases). Muito bacana. Depois, vimos caixas de acrílico que tinha a maquete de Medellín inteira em uma superfície fixa. Dentro dela, havia um plano esférico que se movia com todas as constelações. Dava para ver a posição das constelações de acordo com a época do ano. Mais bacana ainda! Fiquei tentando me localizar e achar as Três Marias (viram como eu não manjo NADA de astronomia?)

planetário

Em certo momento, escutei um som de um filme que sabia que já tinha visto, mas não me lembrava qual era. Chegando perto da sala: tchanraaaaaaaam! E. T.! Eu nunca imaginei que fosse me esquecer desse filme. Na parede, vários pôsteres de filmes sobre extraterrestres. Achei a compilação ótima. Me lembrei de vários que estavam esquecidos.

Saindo de lá, havia fones que tocavam mensagens que foram colocadas em uma placa de ouro (Golden Record) e foi grafada uma explicacao feita em desenhos. Esperam que os alienígenas possam, de alguma forma, ter acesso a isso. Olha a viagem: colocaram 116 imagens da Terra (cotidiano, pessoas, natureza e civilizações), 20 sons da natureza e saudações da Terra em mais de 50 idiomas. São essas as saudações que podemos escutar no Planetário. Eu, se fosse o ET, ia rir demais e dizer: “Tô entendendo nada. Povo do planeta Terra fala tudo embolado” – certamente eu, como ET, acharia que os 50 idiomas seriam um só: o da Terra. Ou será que a avó do ET era húngara, chinesa ou qualquer uma das nacionalidades que saudaram na gravação?

planetário

Em seguida, fomos uma sala que simulava um terremoto. Apesar de não ter nada de espacial, também se refere ao planeta em que vivemos. O impressionante é que, mesmo sem ter ninguém na sala além de mim e do Filipe, sentir o chão tremer me deu muita agonia. Imagina com armário, mesas, janelas e tudo mais? Terrível.

A sessão estava prestes a começar. Sentamos e um rapaz veio apresentar o que o filme que veríamos, falar sobre curiosidades e fazer algumas recomendações em caso de tontura. Tudo de uma forma bem descontraída. Isso fez com que algumas crianças que estavam por lá se sentissem à vontade para fazer perguntas e soltar algumas gracinhas fofas.

O filme foi sobre o treinamento que os astronautas fazem antes de ir ao Espaço. Estudos, o que eles fazem nas estações espaciais, os riscos que correm… É muito interessante. As sessões mudam de tempo em tempo e eu já estou ansiosa para assistir à próxima.

Passeio divertido, informativo e tranquilo. Ótimo para um domingo à tarde e para começar a semana com todo gás.

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.