5 ótimas companhias aéreas europeias

3 de agosto de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Dicas

Em 2013 e 2014, quando morava em Portugal, viajei bastante pelo continente europeu, tendo visitado, nesses dois anos, 30 cidades de 13 países do Velho Mundo. Sendo assim, usufruí dos serviços de diversas companhias aéreas. Umas me conquistaram, outras nem tanto. Mas vamos ficar com o copo meio cheio. Confira uma lista com 5 ótimas companhias aéreas europeias.

5. Swiss

companhias aéreas

Depois de passar uma noite inteira no aeroporto de Zurique em uma conexão que me consumiu todos os podcasts downloadeados e me mostrou o passo a passo para fazer pretzels, embarquei para Stuttgart em uma aeronave da Swiss. O avião era bem pequeno, mas não era apertado. E por mais que tenha sido um voo de pouco mais de uma hora, as comissárias distribuíram um chocolate, afinal é uma companhia suíça. Na volta, três dias depois, houve um pequeno problema na porta do avião, o que me fez ser o último a chegar ao avião que me levaria de volta a Lisboa, mas não tirou da companhia este honroso quinto lugar.

4. Austrian Airlines

Foi apenas um voo entre Bruxelas e Viena. Uma hora e quarenta minutos de um voo tranquilo me fizeram eleger esta companhia austríaca como a quarta melhor pela qual voei na Europa. Os assentos são muito confortáveis, e eu ressalto essa questão porque eu estava com muita ressaca da noite anterior, o que faz minha coluna doer a um ponto em que qualquer travesseiro pareça pedra. A decolagem e o pouso foram tranquilos, e eu tenho medo de altura suficiente para pensar bem antes de usar a palavra tranquilo ao tratar de qualquer coisa envolvendo aviões. Por fim, o considerável espaço entre um assento e outro deixa o voo ainda mais confortável. Que felicidade!

3. SAS

companhias aéreas

No gelado outono norueguês, utilizei os serviços da companhia aérea SAS (Scandinavian Airlines System), para ir da capital, Oslo, para Tromso. O voo durou 1h50 e não tive do que reclamar. A comida é muito boa e as comissárias e comissários são muito simpáticos. (Pois é. Em tese, todos deveriam ser, mas já tive experiências com funcionários de companhias aéreas as quais é melhor esquecer.) Digo isso porque foi uma comissária que deu um jeito para que eu trocasse de lugar e sentasse perto da minha amiga Fabiana, que viajava comigo. Apesar do pouso meio turbulento – o que, na maioria das vezes, não depende da companhia – a SAS merece abrir esse pódio.

2. TAP

companhias aéreas

Talvez tenha sido a companhia aérea que mais utilizei na vida. É difícil sair de Portugal sem ser em um avião da TAP (Transportes Aéreos Portugueses). Que bom! São vários detalhes que fazem dessa companhia uma das melhores pelas quais já voei. Por exemplo: instruções de segurança. Você, leitor, presta mesmo atenção? Eu confesso que não, mas o filme da TAP em que os próprios passageiros dão as instruções é, pelo menos, interessante. Tem até erros de gravação. Mas o que faz essa companhia portuguesa ganhar a medalha de prata dessa lista é algo que pode parecer banal, mas faz uma diferença tremenda: talheres de metal. Nada é mais difícil do que medir a força que se põe em um garfo de plástico ao tentar lidar com um pedaço de carne. Por isso a TAP mora no meu coração e no segundo lugar.

1. Turkish Airlines

companhias aéreas

Um voo entre Istambul e Amsterdã foi mais do que suficiente para que esta companhia turca garantisse o primeiro lugar. Para começar, as comissárias distribuem um doce típico que faz você se sentir abraçado. (Eu pedi mais, inclusive.) Depois elas passam com um cardápio. Sim, amigos, um cardápio para você escolher sua refeição. Outras companhias oferecem opções, é verdade, mas cardápio, só vi na Turkish. Cada poltrona tinha seu próprio monitor com filmes, séries e música à escolha do passageiro, coisa que só vi nos voos transatlânticos da TAP. E para completar, o preço: 67 euros. Isso mesmo. Dos cinco trechos que voei nas férias de 2014, esse foi o mais longo e mais barato. Bônus: eu cheguei ao aeroporto faltando apenas 14 minutos para a decolagem, e mesmo assim o funcionário do balcão da Turkish deu um jeitinho turco para que eu entrasse. Aí não tem pra ninguém. Fly Turkish.

E você, leitor? Qual ou quais companhias aéreas você indicaria e por quê? Responda nos comentários.

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.