Parque de los Deseos

10 de julho de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Lugares, Viva Medellín

A inovação que tanto exala Medellín também atingiu o entretenimento. Com mais de 12.000 metros quadrados, o Parque de los Deseos foi criado para que as pessoas saibam sobre o impacto dos astros em serviços comumente usados: água, telecomunicações e energia. É uma verdadeira conexão com o Universo.

Essa ideia surgiu no final dos anos setenta. Foi uma época em que Medellín dava os primeiros passos de desenvolvimento tecnológico. O lugar onde hoje está o parque era muito violento antigamente. A ideia foi ocupar a zona norte com lazer, interatividade e ciência. Ali foram construídos o observatório de música, o Planetário Jesús Emilio Ramirez, que é o mais moderno da América Latina, entre outros equipamentos. Deu certo, viu? O lugar é incrível: de fácil locomoção – há um metrô bem perto -, há várias opções para comer e é bem movimentado tanto de dia quanto à noite.

parque de los deseos

O nosso interesse era o cinema. Às terças, sextas, sábados e domingos, são exibidos filmes por lá. Sempre às 19h. Como chegamos por volta das 17h, ficamos por duas horas aproveitando o lugar: presenciamos crianças brincando em um parquinho, pessoas conversando, adolescentes vestidos de preto (acho que toda cidade tem isso, né, gente?). A impressão que eu tive foi que todos os paisas – são os que nascem nos departamentos de Antioquia, Caldas, Risaralda, Quindío, Norte do Vale e Norte do Tolima – e não paisas confraternizam entre si. A proposta atingiu o objetivo principal, que é a de um ponto de encontro e aprendizagem para todos.

parque de los deseos

Queria saber qual era o filme, mas não encontrei. Me deixei levar pela surpresa. Na verdade, isso é uma grande desculpa. Apesar de ter morado por quatro meses na Argentina, tenho receio de falar o espanhol. Podia ter perguntado para algum funcionário que estava na praça, mas a timidez pra perguntar em outro idioma me deixa travada. Bobeira. O pior de tudo é que tento me expressar com vários gestos. Pode-se dizer que brinco de Imagem e Ação constantemente. O mais legal disso tudo é que minha “equipe” sempre vence. A amabilidade do povo (assunto que nunca me cansarei de falar por aqui) faz com que eu não me sinta tão estranha. A gente se entende. Queríamos sentar, mas não levei canga ou esteira. A noite surgiu. Enquanto não chegava o horário do filme, contemplamos o anoitecer.

Aconselho a todos que vierem para Medellín: além de colocar uma esteira na bolsa, vão ao Parque de los Deseos. É interessante, gratuito e vale a pena.

[box type=”info” align=”alignleft” class=”” width=””]Parque de los Deseos

De terça a domingo há eventos. As sessões de cinema ocorrem às terças, sextas, aos sábados e domingos.

Horário: 19h.

Gratuito.

Para ir de metrô, basta saltar na estação Universidad.[/box]

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.