Arepa, arepa e arepa!

2 de julho de 2015 | Escrito por Filipe Teixeira | Cultura, Viva Medellín

Meu primeiro dia na Colômbia foi em Bogotá. Dormimos na casa da Dilne, uma amiga do meu namorado que mora lá há alguns anos. Quando acordei, ainda estava tão cansada da viagem que só pensei em uma boa xícara de café. Para mim, o dia anterior tinha sido um dia exaustivo e nada mais. Era estranho entender que eu estava na Colômbia, que este era meu novo lar. Para piorar meu entendimento, olho pra televisão e estava passando Chaves. Que maravilha! Estou em casa! Por me sentir de fato à vontade, isso me remetia à ideia de estar no Brasil, senti vontade de comer um pãozinho com manteiga. OH, WAIT! Aí a ficha caiu: o que será que vamos comer? Será que Dilne, apesar de ser brasileira, vai nos oferecer um pão ou vai mostrar como é o café da manhã daqui? Ela mostrou, minha gente. Quando vi, era um pãozinho meio doce que parecia de batata com textura de pão de queijo, mordi um pedaço e pensei: “que delícia! quero uma piscina disso aqui!”. Foi meu primeiro encontro com uma arepa. Quando eu gosto de alguma coisa, ela se torna a melhor coisa do mundo. Se eu fechar os olhos, posso observar fogos de artifício. Quando assisti ao filme Ratatouille (Pixar, 2007), vi que meu sentimento era algo normal.

Depois, já estabelecidos em Medellín, percebi que o fogão tinha duas bocas com aquele aquecimento elétrico. Ué, por que duas bocas? Filipe me disse que era pra fazer arepa. Com a destreza típica de quem já morou aqui por alguns meses, tirou cuidadosamente um disco do saquinho e fez uma pra mim: UAU! Este país é mesmo pra frentex. Gostei da ideia de ter uma parte do fogão destinada ao preparo da arepa. (Se eu inventasse algum fogão, provavelmente teria uma boca especial para brigadeiro. Fica a dica, fabricantes!)

arepa

Quando fui ao supermercado, fiquei impressionada com a variedade: eles têm um freezer disponível só para arepa! Tem dupla com queijo, com milho branco, com milho amarelo, com forma de pé (?) e muito mais. Aquele que comi em Bogotá é vendido em quiosques na rua. Não sabe onde tem? Vá pelo cheiro. É fácil encontrar.

Tanto a salgada quanto a doce são um alimento muito comum aqui na Colômbia, na Venezuela e no Panamá. É uma massa de pão feita de milho triturado ou de farinha de milho pré-cozida. Era a base da alimentação dos aborígenes antes da chegada dos espanhóis. Conforme o tempo foi passando, continua presente nos pratos. Ainda bem! ♥

Deixe um comentário

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.