5 dicas para arrumar a mochila antes de viajar

21 de dezembro de 2014 | Escrito por Filipe Teixeira | Dicas

Em um dos últimos episódios da quarta temporada de Friends, quando todos se preparam para ir ao casamento do Ross em Londres, a Monica recita uma lista de coisas para levar e diz check ao conferir que cada uma delas está na mala. Sabemos que a Monica é controladora e metódica, mas nada como uma boa lista antes de arrumar a mochila pra que nada fique pra trás e alguns perrengues sejam evitados. Então vamos lá.

1. Tipo de mala/mochila

arrumar a mochila

Isso vai depender, obviamente, da quantidade de dias você vai passar viajando. Há quem prefira malas com rodinhas e também quem seja adepto das mochilas. O importante é que seja de um tamanho que caiba tudo que você precise levar. Outro fator a ser considerado é o número de compartimentos da mala, pois é bom separar documentos, roupas, líquidos – como xampu e sabonete – e eletrônicos. Nesse ponto, a mochila é mais vantajosa. Por fim, se você não quiser despachar bagagem no aeroporto, certifique-se de que sua mala está dentro dos limites permitidos pela companhia aérea para poder ser levada na cabine. É possível encontrar essas medidas no site da companhia e às vezes até no e-mail de confirmação da reserva da passagem.

2. Roupas

arrumar a mochila

Mais uma vez, vai depender da quantidade de dias da viagem e também se o lugar aonde você está indo é quente ou frio. Roupas para lugares quentes tendem a ocupar menos espaço na mala e isso pode influenciar na decisão que você tomou no primeiro ponto desta lista. Se o lugar for frio, leve apenas um casaco, de preferência com capuz, além de gorro, cachecol e luvas (eu não levei nada disso na minha última viagem, e a Pull & Bear faturou bastante com minha displicência). Depois de considerar a quantidade de dias e o clima do local, faça uma conta simples: quantos banhos você vai tomar? O resultado vai definir o mínimo de “mudas” de roupa você deverá levar. Normalmente, shorts, bermudas e calças vão em menor quantidade e nada impede, claro, de você levar um número maior que o da conta que você fez, afinal Murphy tá aí solto no mundo e não dorme no ponto.

3. Documentos

arrumar a mochila

A tecnologia reduziu bastante a necessidade de levar papéis como passagem de avião ou de qualquer outro transporte e confirmação de reserva de hospedagem. Hoje, um smartphone ou tablet pode agregar tudo isso. Porém, se sua viagem for internacional, ao passar pela imigração, você poderá precisar levar cópias impressas de vários documentos, como seguro-viagem, comprovante da vacina contra febre amarela e, claro, o passaporte, para mostrar ao agente.

4. Produtos de higiene

arrumar a mochila

Já falei aqui sobre como proceder ao levar líquidos (xampu, sabonete etc.) em viagens de avião. Em resumo, leve tudo em frascos de no máximo 100 ml. Mesmo que você use sabonete em barra no dia a dia, numa viagem o sabonete líquido é muito mais prático e infinitamente menos nojento – digo isso depois de levar um sabonete em barra para um camping e vê-lo transformado em uma esponja esfoliante nada delicada, porque sabonetes caem no chão, assim como o lado da torrada em que você passou a manteiga. Procure levar um tubo de pasta de dente de 50 g e aquelas escovas desmontáveis, pois ocupam menos espaço. Quanto aos desodorantes, o tipo aerosol não é permitido em aviões, pois é inflamável, então priorize o roll-on. Mas há ainda uma alternativa, que eu acho bem mais prática: evite essa preocupação e compre tudo lá no seu destino, a não ser que você vá para o meio do mato.

5. Eletrônicos

arrumar a mochila

Não vejo muito sentido em quem leva qualquer coisa além de uma câmera fotográfica e um smartphone em uma viagem. Já vi gente em hostel com tablet e notebook, um do lado do outro, e com o celular por perto. Mas se tudo isso for realmente necessário – afinal vai que você é um representante da Samsung ou da Apple -, não se esqueça dos respectivos carregadores. Já fiquei ilhado em viagens porque esqueci o carregador do celular e isso pode ser uma dor de cabeça enorme, principalmente porque a bateria dos celulares duram cada vez menos.

Por fim, uma dica bônus: junte todas as coisas da sua lista em um local visível – em cima da cama, por exemplo – antes de colocá-las na mochila. Isso vai facilitar sua vida na hora de verificar se realmente você está levando tudo de que precisa.

Boa viagem. Monica Geller curtiu isso. ✓

Ilustrações de Gabriela Vieira.

Deixe um comentário

Tags

Escrito por Filipe Teixeira

Escritor amador e ansioso profissional.